Visitantes On-Line

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Desespero do povo!

Relutei em começar a escrever o que vem a seguir, porém não consegui convencer a mim mesmo.


Minha profissão tem me levado a pensar em algumas questões básicas, que posteriormente irei refletir com vocês, amigos pensantes. Hoje quero falar de algo totalmente batido e já discutido em cada casa desse país: Saúde Pública.

Tive de levar uma funcionária do meu local de trabalho a uma UPA. O que seria isso?

"Unidade de Pronto-Atendimento, é um serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, inclusive odontológicas. Mas a Unidade também está preparada para atender pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital de referência."

Bom, chegamos por volta das 17 horas, e após permanecer por cerca de 1 hora, pude refletir sobre umas coisas.

60 pessoas para uma médica apenas, é algo desumano tanto para a médica, quanto para o povo.

De um lado uma médica nervosa pedindo silêncio para anunciar o sortudo ganhador da mega-sena que seria consultado, e de outro pessoas nervosas pela dor e pelo descaso de nosso país.

Pude olhar as expressões da maioria...olhos tristes ou raivosos, sombrancelhas arqueadas, falta de esperança, de motivação para viver.TRISTE!
Pensei nesse momento em nossos políticos, pricipalmente em nosso vice-presidente José Alencar que jamais estaria vivo se dependesse do SUS. Com todo o glamour de um hospital renomado, ou com viajens para se tratar na terra do tio sam, ele com certeza nem deve saber o que é uma fila ou ter que fazer aquelas lindas fichas e aguardar na fila com outros seres mortais como nós. Afinal, ele é um líder, e como tal não pode se sujeitar a caminhar com o povo.

Enquanto eu pensava sobre tais coisas, a colega de trabalho ficava lá...sentindo-se mal, rezando para que a consulta acontecesse antes da meia noite. Afinal, tinha pessoas que estavam lá desde as 3 hs da madrugada e ja eram 18 hs.

Bacana mesmo era saber que aquilo ali é com o nosso dinheiro. Legal é ver as propagandas na televisão tardizendo que a saúde está indo de vento em poupa! Poupe-nos por favor!!!!

Pensei então que sem plano de saúde não sou ninguém. Ah...lindo assunto, plano de saúde...baratinho né?? Lindo...

E Lula?? Bom, como sempre não deve saber de nada. Afinal ele tem probemas mais sérios a resolver do que melhorar a saúde.

Bem, não quero criar nenhum manifesto, pois o que adiantaria?
Votar consciente?? Quem dera se tivesse algo consciente na política brasileira.


Tenho que torcer para que eu nunca dependa de algo público, e fechar meus olhos para não ver os impostos que sai do meu salario ganhado com tanto suor e sacrificio...



Sempre Reflita!!!!

Um comentário:

israroot disse...

Não quero de maneira alguma defender o SUS. Sei muito bem que já está saturado à tempos.
Mas há de concordar que no momento vivemos uma situação anormal de epidemia.
Médico na hora não se consegue nem particular.
E o pânico ainda não tomou conta da população.
Pode piorar.