Visitantes On-Line

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Goste, Ame e Sofra

Viver não dói.É assim que começa um texto de Carlos Drummond de Andrade.

Sozinho em casa, desempregado, sem estudar e pensando na vida e filosofando para as paredes, lembrei-me dessa frase..."A dor é inevitável, o sofrimento é opcional." Ai fiquei pensando, e resolvi ler o texto. Basicamente fala de amor ( http://mysimplewords.blogspot.com/2006/09/dor-inevitvel-o-sofrimento-opcional.html link para quem quiser ler) e assim fui pensando. Como nos livrar do sofrimento? Sofrer faz parte da nossa alma, nós precisamos sofrer por diversas razões que deixarei para outro texto. E me vendo no meu apartamento, me bateu uma angustia, uma solidão (tenho o prazer de me intitular Lobo Solitário) e comecei a imaginar como seria um ser humano que não sofresse ou tivesse total controle sobre suas emoções, não apenas externamente, em sua aparência, mas internamente também.

Comecei então a criar este personagem. Sujeito igual não tem. Desapegado das coisas e das pessoas também. Nasceu numa cidade comum, teve uma infância razoavelmente normal, e seus pais notavam que ele não se decepcionava nem ficava triste.Levaram no padre, nos médicos e até curandeiros. Porém o ele não se mostrava alterado, não ficava feliz, nem triste. Incrível.

Tirava boas notas, e tinha namoradas, normal, quem olhasse de longe não notaria nada de errado. Mas com os términos do namoro, ele nem ligava, ia jogar futebol, logo depois de levar um fora. Não chorava, era indiferente.

Batalhava nos empregos, e parecia estar começando uma carreira brilhante. Entrou na faculdade, estudava durante a noite, trabalhava de dia. Tinha sempre uma namoradinha, mas nunca se firmava com ninguém. Certa vez uma namorada o traiu duas vezes, mas isso não o afetou, pois para ele não havia decepção, na verdade, ele podia esperar tudo de qualquer pessoa, independente de quem fosse.

Passaram-se os anos, ele se casou, teve filhos, e no casamento só sua esposa ficava triste em certas situações, pois para ele, indiferença era seu sobrenome.

Mas incrivelmente os anos se passaram, sua esposa faleceu, os filhos lhe deram netos, e ele não morria.

A resposta veio dele mesmo. Ele disse para todos: "- Eu não existo! Sou apenas a fantasia de um pobre escritor de blog, que gostaria de ser assim. Sou a fantasia de quem está me lendo e me imaginando, sou a solução para que não sinta mais a dor de uma decepção ou a dor que o amor pode trazer. Sou aquilo que você tenta, mas não consegue."


É meus amigos de reflexão. Esse texto foi inspirado em minhas próprias experiências, do passado, do presente e com certeza do futuro, e sabem por que?

Vou mudar a frase do início...

"A dor é inevitável, e o sofrimento também"


Sempre reflita!




Um comentário:

Thiago disse...

Muito bom o blog Paulo, seus textos e poemas são muito bem escritos cara, me fazem pensar, refletir sobre minhas atitudes ao mesmo tempo que incentivam, convidam para viver mais, me arricar mais. Espero que continue escrevendo amigo.Boa sorte amigo, um forte abraço.